quinta-feira, 5 de maio de 2016

Morre Waldemar Rossi, histórico líder metalúrgico e católico

Companheiro presente!


Faleceu nesta quarta-feira (4.mai.2016) o histórico militante católico Waldemar Rossi. Ele estava internado há quase um mês no Hospital do Servidor Público com problemas cardíacos.  O velório está sendo realizado na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (5.maio) e seguirá para a igreja matriz da Praça da Sé. 



Waldemar Rossi nasceu em Sertãozinho (interior de São Paulo), em 17 de agosto de 1933. Veio para capital em 1960 para trabalhar na coordenação da JOC - Juventude Operária Católica, início de sua militância política. 
Em 1967 encabeçou a chapa de oposição do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, então sob intervenção da ditadura militar. Em 1972, novamente concorreu para tirar da direção os interventores e pelegos  
Durante a década de 1970 atuou na organização de comissões de fábricas clandestinas; ajudou na fundação do PT (1980) e da CUT (1983) sempre atuando na Oposição Metalúrgica.
Mais recentemente, participou da comissão da verdade, que investigou crimes da Ditadura Militar no Brasil. Rossi deixa esposa, cinco filhos e netos. 



Nenhum comentário: