segunda-feira, 1 de outubro de 2018

MULTIS JÁ ABOCANHAM 75% DO PRÉ-SAL



As petrolíferas estrangeiras arremataram mais de 90% dos 17,39 bilhões de barris de petróleo leiloados  durante a 5ª Rodada de Licitação do pré-sal ocorrida no dia 28.set.2018. 
Com essa gigantesca entrega, o governo arrecadou R$ 6,82 bilhões, o que resulta no preço médio de R$ 0,34 cada barril leiloado. No dia 25 a FUP (Federação Única dos Petroleiros) havia ingressado com uma Ação Civil Pública para suspender essa rodada de licitação, que acabou ocorrendo. A Federação e seus sindicatos promoveram diversas manifestações no dia do leilão para denunciar a entrega.    
Manifestante durante ato na Av. Paulista
Em dois anos do ilegítimo governo Temer ocorreram quatro leilões de áreas do pré-sal, com predominância das empresas estrangeiras, que já detêm seis blocos como operadoras (contra 8 da Petrobrás) e 75% do volume estimado de petróleo (38,8 bilhões de barris contra 13,03 da Petrobrás). Somente para as companhias estadunidenses (Exxon e Chevron) e britânicas (Shell e BP) já foram entregues reservas de 23,84 bilhões de barris, volume 83% maior do que a da estatal brasileira. 


Mamata
Todos os quatro blocos ofertados pela ANP no leilão do dia 28 foram arrematados em questão de minutos. A Shell e Chevron levaram o bloco de Saturno, na Bacia de Santos, o mais valioso, com reservas estimadas em 8,3 bilhões de barris de petróleo. 
A ExxonMobil, a BP, a chinesa CNOOC, a QPI (Catar) e a Ecopetrol (Colômbia) dividiram os outros dois blocos da Bacia de Santos (Titã e Pau Brasil), enquanto a Petrobrás se contentou com o bloco de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos, o menos disputado.



Nenhum comentário: