quinta-feira, 21 de abril de 2016

Paulo Nicolau coloca em livro 25 anos de experiência em telejornalismo




Neste dia 26 de abril (terça), o jornalista Paulo Nicolau lança, na Livraria Cultura de São Paulo, seu primeiro livro, Telejornalismo na Prática (Editora Limiar, selo "série jornalismo"), em que apresenta de maneira direta como funciona o dia a dia de uma redação, quais são os cuidados que o profissional dessa mídia deve ter, quais são os desafios e as perspectivas. O livro apresenta os aspectos técnicos, dicas, reflexões sobre a ética profissional e todos os detalhes de um telejornalismo, da pauta à edição.

Nicolau começou a carreira na EPTV Campinas (afiliada da Rede Globo), trabalhou na TV Record em São Paulo e foi diretor nacional de jornalismo do SBT. São 25 anos de experiência. Ganhou os prêmios Esso e Embratel.


Entrevista

Como surgiu a ideia de escrever esse livro, qual foi a sua principal motivação?
Paulo Nicolau
Paulo Nicolau - Falar sobre jornalismo é sempre uma satisfação. Eu queria compartilhar meus conhecimentos com a nova geração de jornalistas.

Qual é o público preferencial do seu livro?
O livro foi escrito para estudantes universitários e profissionais que estão em começo de carreira em televisão. Também é útil para quem faz vídeo para a internet ou trabalha em produtoras e quer melhorar o padrão de qualidade. Mas, acredito, que pela maneira direta como aborda os temas, ele possa interessar bastante profissionais mais experientes e mesmo que não atua na área, mas tem curiosidade de conhecer por dentro o intrincado mundo do telejornalismo.


Há vários livros sobre telejornalismo no mercado, o que você considera que o seu apresenta de novo ou peculiar para estudantes e e recém-formados?
O livro mostra o que funciona na prática, de forma ética, uma redação. Em uma leitura é possível percorrer normas e técnicas de telejornalismo que eu demorei anos para aprender, desde o começo como estagiário até chegar a diretor de jornalismo. O leitor, espero, vai refletir sobre essas informações.

Com base em sua experiência em TV o que você destaca que é o maior desafio para quem está iniciando no telejornalismo e como o livro pode contribuir.
O desafio é produzir conteúdo tão bom que o telespectador tenha vontade de voltar no dia seguinte. Para dar conta dessa tarefa é preciso conhecimento. Aí que entra o livro e seu papel de ampliar horizontes. 


Nenhum comentário: