Neste dia 26 de abril (terça), o jornalista
Paulo Nicolau lança, na Livraria Cultura de São Paulo, seu primeiro livro, Telejornalismo na Prática (Editora
Limiar, selo "série jornalismo"), em que apresenta de maneira direta
como funciona o dia a dia de uma redação, quais são os cuidados que o
profissional dessa mídia deve ter, quais são os desafios e as perspectivas. O
livro apresenta os aspectos técnicos, dicas, reflexões sobre a ética
profissional e todos os detalhes de um telejornalismo, da pauta à edição.
Nicolau começou a
carreira na EPTV Campinas (afiliada da Rede Globo), trabalhou na TV Record em
São Paulo e foi diretor nacional de jornalismo do SBT. São 25 anos de
experiência. Ganhou os prêmios Esso e Embratel.
Entrevista
Como surgiu a ideia de escrever esse livro, qual foi a sua principal motivação?
Paulo Nicolau |
Paulo Nicolau - Falar sobre jornalismo é
sempre uma satisfação. Eu queria compartilhar meus conhecimentos com a nova
geração de jornalistas.
Qual é o público preferencial do seu livro?
O livro foi escrito para estudantes
universitários e profissionais que estão em começo de carreira em televisão.
Também é útil para quem faz vídeo para a internet ou trabalha em produtoras e
quer melhorar o padrão de qualidade. Mas, acredito, que pela maneira direta
como aborda os temas, ele possa interessar bastante profissionais mais
experientes e mesmo que não atua na área, mas tem curiosidade de conhecer por
dentro o intrincado mundo do telejornalismo.
Há vários livros sobre telejornalismo no mercado, o que você considera
que o seu apresenta de novo ou peculiar para estudantes e e recém-formados?
O livro mostra o que funciona na prática, de
forma ética, uma redação. Em uma leitura é possível percorrer normas e técnicas
de telejornalismo que eu demorei anos para aprender, desde o começo como
estagiário até chegar a diretor de jornalismo. O leitor, espero, vai refletir
sobre essas informações.
Com base em sua experiência em TV o que você destaca que é o maior
desafio para quem está iniciando no telejornalismo e como o livro pode
contribuir.
O desafio é produzir conteúdo tão bom que o
telespectador tenha vontade de voltar no dia seguinte. Para dar conta dessa
tarefa é preciso conhecimento. Aí que entra o livro e seu
papel de ampliar horizontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário