quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Campanha pelo pré-sal chega ao Fórum Social 2009

Acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, na cidade de Belém (PA), mais uma edição do Fórum Social Mundial 2009. Representantes do Unificado
e de vários outros sindicatos de petroleiros estarão presentes ao evento para
participar dos debater sobre energia e divulgar a campanha o pré-sal é nosso!
O Fórum Social é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial.
O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização, é um espaço onde centenas de organizações sociais apresentam suas experiências, promovem oficinas, e debates e, quando possível, dão início à criação de redes nacionais e internacionais em torno de um tema comum.
Paralelamente aos eventos políticos e sociais, o Fórum se torna um “grande circo” de apresentações multiculturais. Artistas dos mais diversos matizes e países cantam, dançam, encenam peças, fazem performances, apresentam vídeos, pinturas, esculturas, leituras de textos e mostram ao mundo que a luta contra o imperialismo e o capital não é uma obra de sofrimento, mas de alegria. É a síntese do próprio slogan do Fórum, “um outro mundo é possível”.
Durante a semana do FSM, acompanhe por este blog a cobertura dos principais eventos.
A programação completa do Fórum pode ser acompanhada pela página oficial da organização (www.forumsocialmundial
.org.br).
Postar um comentário