segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Belém às vésperas do Fórum

O escaldante sol de Belém, só amenizado por frondosas mangueiras, dá as boas vindas, a partir desta terça, 27 de janeiro, a esperados 50 mil pessoas das mais variadas partes do planeta. A abertura oficial do Fórum acontece a partir das 15 horas com caminhada que sai da escadinha do Cais do Porto e termina na Praça do Operário, em São Brás.
Durante a véspera da abertura é possível ver que toda a cidade está contagiada pelo clima do Fórum. Línguas, vestimentas etnias de várias partes se cruzam pelas ruas, se reconhecem por olhares, todos imbuídos de um único pensamento: como mudar o mundo para melhor.
A organização do evento, como em outras edições, continua sofrível, com filas quilométricas para credenciamento - sob o sol de Belém -, dificuldades de alojamentos e de infraestrutura. No entanto, como em edições anteriores, o que falta de organização sobra em solidariedade, desprendimento e espírito de coletividade para superar os problemas.
E assim, mesmo antes de seu início, o Fórum ensina que outro mundo é possível se as pessoas o quiserem possível.
Painel da FUP será dia 30
O painel Pré-sal, soberania, segurança e saúde, que será promovido pela Federação Única dos Petroleiros, CNQ, CUT e CTB acontece dia 30 (sexta-feira), das 8h30 às 11h30, Universidade Federal (UFPA), pavilhão HP, sala HP5. O debate aconteceria na quinta-feira, mas foi transferido para não coincidir com o horário de outro painel organizado pela CUT.

Nenhum comentário: