terça-feira, 17 de maio de 2016

ARTISTAS SE MOBILIZAM CONTRA O FIM DO MINC

Sede do MinC no Rio, ocupada contra o fechamento do Ministério


Acontece hoje (17.maio.16), a partir das 18h, no Teatro Oficina, uma manifestação de artistas e intelectuais reunidos no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões contra o fim do Ministério da Cultura, decretado pelo golpísta Michel "Sinistro" Temer.   

O teatro Oficina fica no Viaduto Julio de Mesquita Filho, o local tem capacidade para 350 lugares. O evento terá transmissão pelo youtube no endereço https://www.youtube.com/user/uzonauzyna.


Reproduzo abaixo, o manifesto dos organizadores do ato.





Manifesto contra o fim do Ministério da Cultura 

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas vem se posicionar contrário à extinção do Ministério da Cultura ou à sua fusão a qualquer outra pasta do Executivo Federal. A criação do Ministério da Cultura, em 1985, iniciou um tempo novo e diferenciado para o Brasil, na gestão de José Sarney e sob o impulso do Fórum Nacional de Secretários de Cultura.

A existência do Ministério da Cultura é fundamental para que os mais de cinco mil municípios do país possam atuar de forma sistêmica, ao mesmo tempo em que fomenta a arte e a diversidade das expressões e consiga garantir transparência e espírito público na gestão dos recursos públicos. A gestão compartilhada entre os entes federados e entre estes e a sociedade civil é um princípio importante e que queremos aqui pontuar como uma das motivações mais relevantes para o que aqui colocamos, criando as condições técnicas, operacionais e de suporte para as políticas mais amplas para o setor cultural.

O momento para o setor de cultura deve ser de consolidação. A organização sistêmica, nas diversas esferas de governo, tem possibilitado o compartilhamento de boas práticas, a discussão de soluções conjuntas e facilitado o trabalho articulado, o que é um sinal positivo de fortalecimento do setor. Importante que este avanço impacta de modo singular em outras áreas e pode criar ambiente favorável para as cidades e seus habitantes.

Assumindo nosso papel de articulação municipal e entendendo que os municípios entregam diretamente à população a maior parte dos serviços públicos do cotidiano e são os principais atores de garantia dos direitos essenciais, entre eles o direito ao pleno exercício dos direitos culturais, postulamos, qualquer venha a ser a estrutura de ministérios necessária para atravessarmos o momento pontual de crise, que seja mantido o Ministério da Cultura, mesmo com ajustes internos em sua estrutura.

Todo o esforço que o país fizer em termos de desenvolvimento econômico será sem efeito para o conjunto da população se não considerar os aspectos culturais do desenvolvimento. Enquanto a maior parte do mundo caminha para pensar a cultura como estratégica para o desenvolvimento das nações, não podemos caminhar num sentido diferente. Por mais que se tenha que replanejar os investimentos no país, a Cultura precisa ser colocada num outro patamar, posto que o investimento não realizado em cultura hoje terá um alto custo para o país posteriormente. A Cultura é que nos torna realmente humanos, o que nos tira da barbárie. Sem sombra de dúvida, pensando num país melhor, o momento exige um posicionamento direto e concreto pela manutenção do Ministério da Cultura como pasta estratégica para o desenvolvimento do país. O futuro espera nossa decisão. 


Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas |Diretoria 2015-2016

Presidente: Leônidas Oliveira - Belo Horizonte, MG - leonidasoliveira@pbh.gov.br
Vice-Presidente: Vinicius Palmeira - Maceió, AL - viniciusfmac@gmail.com
Secretário Geral: José Paulo Traven - Cuiabá, MT - jptraven@terra.com.br
Secretário Executivo: Rodrigo Forneck - Rio Branco, AC - rcforneck@gmail.com
Secretário Relações Institucionais: Roque Jacoby - Porto Alegre, RS - roque.jacoby@smc.prefpoa.com.br⁠⁠⁠⁠

O Teat(r)o Oficina tem uma capacidade máxima
de 350 pessoas, então atenção:
Pra que ninguém se coloque em risco, a entrada será por ordem de chegada. Quando alcançarmos o limite estabelecido como seguro, continuamos chegando (viva!), e enchendo a rua
em ritmo de re-existência política e maniFesta

Felicidade guerreira pra profanar o golpe !

Transmissão ao vivo no canal no youtube:
https://www.youtube.com/user/uzonauzyna

Nenhum comentário: