terça-feira, 3 de agosto de 2010

Música e política - o erudito russo


Para quem gosta de música erudita, vai uma boa dica da programação da Cultura FM (http://www2.tvcultura.com.br/radiofm/). Assim como as artes e a literatura, a música também sofreu influências do realismo socialista e do sonho de construção de uma pátria socialista. Segue o texto de abertura da página da TV Cultura na rede.

A música na União Soviética - Da revolução bolchevique ao fim do comunismo
Série escrita e apresentada por Marco Aurélio Scarpinella Bueno

Estreia dia 4 de agosto, quarta-feira, às 20 horas

Estréia em agosto a série semanal A música na União Soviética, que traz ao ouvinte da Cultura FM o resultado de uma longa pesquisa feita pelo médico Marco Aurélio Scarpinella Bueno, autor do livro Círculos de Influências - Da Revolução Bolchevique às gerações pós-Shostakovitch.

Composta de 22 episódios, a série apresenta um amplo painel da música russa do século 20, com gravações do acervo do autor, muitas delas pouco conhecidas do público.

No programa de estreia, Quando a experimentação foi permitida. O futurismo e o construtivismo. O primeiro episódio apresenta obras de Nikolái Rosláviets (“Sonata para violino e piano n. 1” e “Quarteto de cordas n. 3”) e Aleksandr Mossolóv (“Noites turcomenas”, “Assim foi temperado o aço” e as canções “Três esboços infantis” e “Quatro anúncios de jornal” ).

Ainda neste mês, o autor apresenta programas sobre o terror stalinista, o fim da sociedade para a música judaica e o realismo socialista – o otimista à toda prova, com peçcas de Shotstakóvitch, Svíridov e Khatchaturían.

Marco Aurélio Scarpinella Bueno é pneumologista e pesquisador musical. Autor dos livros Shnittke – Música para todos os tempos e Círculos de Influências - Da Revolução Bolchevique às gerações pós-Shostakovitch. É também co-autor de Condutas em emergências – volumes 1 e 2.

Nenhum comentário: