quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dieese inaugura Escola de Ciência do Trabalho

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) inaugurou, em São Paulo, a "Escola Dieese de Ciências do Trabalho", em evento com representante das seis centrais sindicais, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), da direção política e técnica do Dieese e do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que afirmou em seu pronunciamento que "esta Escola do DIESSE é um projeto fantástico para o movimento sindical. Ela vai contribuir na formação profissional e será dirigida por gentes que tem compromisso com o nosso país".
Em seguida, o filósofo e professor da USP, Renato Janine Ribeiro proferiu uma palestra abordando a importância da escola e suas perspectivas para a formação de dirigentes e lideranças sindicais do Brasil.
No início do mês, o DIEESE conseguiu a liberação do Ministério da Educação (MEC) para abrir uma escola de ensino superior. No último dia 8, o governo federal assinou a concessão de um prédio pertencente à União, no centro de São Paulo, onde funcionará como sede da escola que irá proferir cursos de graduação e pós-graduação, além de especialização para dirigentes sindicais, que deve iniciar-se no segundo semestre de 2011.
Durante a cerimônia, Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, ressaltou a carência da formação de profissionais no tema. "Esta Escola será o nosso ponto de partida para a formação de milhares de quadros sindicais. Ela vai ser um grande espaço de debates no mundo do trabalho. Queremos, no futuro próximo, que os sindicalistas, jornalistas, economistas, advogados e juristas se especializem na questão do trabalho", afirmou Clemente.
O Dieese é uma entidade que presta assessoria técnica aos sindicatos e contribui com informações nas negociações salariais e outras ações do movimento sindical.
fonte: CGTB-SP

Nenhum comentário: