sábado, 22 de março de 2008

IG tira Conversa Afiada, de PHA, do ar

fonte:http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=964
Tentativa de assassinato de um blog.
José de Souza Castro, do Tamos com Raiva

Parei de fazer comentários no Comunique-se quando censuraram três deles,sem uma explicação razoável. E foi lá, ontem à noite, que soube que o IGhavia tirado do ar, sem maiores justificativas, o blog Conversa Afiada (dojornalista Paulo Henrique Amorim, que foi meu chefe no Jornal do Brasil háquase 30 anos). Esperei para hoje a repercussão desse ato, que à primeiravista me pareceu um negócio da China. Não é lá que censuram blogs?Estou ainda esperando uma reação do Observatório da Imprensa, que se limitouaté agora, apesar de cobranças de comentaristas, a apenas reproduzir, naseção Entre Aspas, a notícia do Comunique-se (retirando, portanto, a castanhaquente do fogo com mão de gato). Essa notícia, assinada por Carla SoaresMartin e Miriam Abreu, afirma que "não é possível mais acessar a página quePaulo Henrique Amorim mantinha no iG". Acrescenta que o Portal rescindiuo contrato que terminaria dia 31 de dezembro e que PHA será indenizado. Afirmatambém que a baixa audiência e a receita não compensavam os gastos. O donodo blog informou que o assunto seria tratado por seus advogados.Espanto! Dos 50 comentários postados até as 15h03 de hoje embaixo da notíciano Comunique-se, apenas 23 condenavam a atitude do IG. O primeiro comentáriofoi este, da freelancer Gervilma Meira Santos, postado às 19h11 de ontem:"IH, AGORA O PEQUENO VAI VIRAR HERÓI dos petralhas. vai dizer que censurado,vai ganhar mais pontos no governo, vai ser até estáuta (sic) em santo antãodo pé de couve. ph é um ser humano tão triste, tão triste, que eu choro porele. coitado, mas já vai tarde. next: nassif".Depois desse, o nível não melhorou muito, com as exceções de sempre.Lavou-me a alma, porém, ao ler o blog do jornalista Luiz Carlos Azenha edescobrir que o jornalista Mino Carta, proprietário da revista Carta Capital,decidiu sair do IG, em protesto. Mino escreveu o seguinte, às 12h54 de hoje:"Meu blog no iG acaba com este post. Solidarizo-me com Paulo Henrique Amorimpor razões que transcendem a nossa amizade de 41 anos. O abrupto rompimentodo contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveisque tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhesentender os motivos em um piscar de olhos. Não me permitirei conjecturasem relação ao poder mais alto que se alevanta e exige o afastamento. O lequedas possibilidades não é, porém, muito amplo. Basta averiguar quais foramosalvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de Conversa Afiada".Hoje cedo, Azenha comentou:"O Portal da Imprensa disse, sem ouvir as partes e atribuindo a notícia auma fonte anônima, que foi por falta de audiência. O jornalista nega. O estranhoé que o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, 'sumiu' do ar, sem maisnem menos. Sem qualquer explicação. Blecaute como nunca vi, nem no Brasil,nem nos Estados Unidos. Blecaute na China a gente entende: há censura. Blecauteno vídeo da Cicarelli a gente entende: foi a Justiça. Mas esse blecaute foiestranho: pluft. Desplugaram o site sem qualquer explicação aos internautas.O precedente está aberto: amanhã a Veja dá um pluft no Reinaldo Azevedo.O IG dá (outro) pluft no Mino Carta. O Globo dá um pluft no Noblat. Comoendereço, na internet, vale ouro ? é como ponto de encontro ?, como evitarisso?"Horas antes, Azenha já havia anunciado uma outra forma de protesto:"Não vou entrar no mérito de qualquer disputa entre o IG e o Paulo HenriqueAmorim. Faltou audiência? Foi censura? Pouco importa. O que importa, em minhaopinião, é que o IG desplugou o site de um jornalista sem dar satisfaçãoàqueles que importam: os internautas. Sejam eles leitores do Luís Nassifou do Reinaldo Azevedo, acho que merecem respeito. Qual foi a explicaçãodo IG? Nenhuma. Alguém 'vazou' uma informação para o Portal Imprensa. A verdadefactual: o IG desplugou um site sem dar, antecipadamente, satisfação aosleitores.O que posso fazer?Protestar, sim. Protestar em nome da imprensa livre. Da mesma forma que protestariase tivessem 'tirado' do ar a TV Globo, a Folha de S. Paulo ou o Cidadania.com.Eu não sei quem é o responsável. Mas quem quer que seja é uma pessoa a quemfalta coragem, caráter e integridade jornalística.Eu não quero QUALQUER TIPO DE ASSOCIAÇÃO com essa gente, nem indireta. Comosei que o IG tem relação com o prêmio iBest, retiro minha candidatura, emboraeu não tenha sido o responsável pela inscrição de meu blog no prêmio. Peçodesculpas a quem me indicou. Espero que compreenda o princípio que norteoua minha decisão. Peço a vocês que não votem no meu blog.Não importa se o IG cumpriu ou não o contrato: acho que você, leitor, mereciauma satisfação antes de qualquer blecaute".O Tamos com Raiva não se inscreveu, até onde sei. Mas podemos protestar transcrevendoesses protestos e acrescentando o nosso.É inaceitável o que o IG fez com o Conversa Afiada!Se os donos do IG queriam silenciar o velho jornalista, enganaram-se. Elejá criou um novo blog . O novo Conversa Afiada reentrou na blogesfera como seguinte esclarecimento de Paulo Henrique Amorim:"O Conversa Afiada ficou fora do ar por 08 horas e 58 minutos.Breve, escreverei um Máximas e Mínimas para tentar explicar o que aconteceu.O iG se limitou a enviar uma notificação assinada por Caio Túlio Costa, paraavisar que o contrato se rescindia de acordo com cláusula que previa um avisoprévio.Não é a primeira vez que me mandam embora de uma empresa jornalística.Só o Daniel Dantas me 'tirou do ar' duas vezes: na TV Cultura e no Uol.E ele sabe que não vai me tirar, nunca ...Com isso, se encerrou a vida deste blog num portal da internet.Nenhum blog de relevância política nos Estados Unidos, por exemplo, estápendurado num portal.Essa é a virtude a internet: último reduto do jornalismo independente.Assim, se você acha que o Farol de Alexandria e o presidente eleito são doisimpostores; se você gosta do Festival do Tartufo Nativo; se acha que o PIG,além de ilegível, não tem salvação; que os portais da internet brasileirasão uma versão ? para pior ? do PIG; que a Veja é a última flor do Fascio;que o Ministro (?) Marco Aurélio de Mello deveria ser impeached; que DanielDantas deveria estar na cadeia; que Carlos Jereissati e Sergio Andrade vãoficar com a "BrOi" sem botar um tusta; que a "BrOi" significa que o GovernoLula vai tirar Dantas da cadeia; que chega de São Paulo, porque está na horade um presidente não-paulista etc etc etc... se você acha tudo isso, continuea visitar o Conversa Afiada neste novo e renovado espaço.Em tempo: o Conversa Afiada anuncia publicamente que não é candidato a nadano iBest. Nunca levou isso a sério. Não vai ser agora que vai levar.Muitas novas atrações virão.Até já!"Nós, do Tamos com Raiva, damos as boas-vindas ao novo blog. Vida longa aoConversa Afiada! E a todos nós ? pois, se a moda pega...
Postar um comentário