terça-feira, 24 de abril de 2018

A HISTÓRIA DE UMA FOTO HISTÓRICA

Lula beija a cédula de votação, em 1989, no segundo turno da eleição presidencial - foto de Cibele Aragão

Em sua primeira disputa à Presidência da República, em 1989, Lula foi ao segundo turno contra Fernando Collor, que acabaria vencendo a disputa.

No dia da votação havia uma dúvida sobre onde Lula iria votar – como candidato poderia escolher qualquer colégio eleitoral. Naquele dia, o então candidato do PT abriu a sua casa em São Bernardo para um café da manhã com a imprensa, conversou descontraidamente e saiu para votar. A multidão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas o seguiram em uma caravana que lembrava um bando de paparazzi ao redor de algum astro de cinema.

Eu não tinha carro. Fiquei para trás, mas por sorte (mais imprudência do que sorte) parei uma moto e pedi para me levar até o colégio onde Lula votaria. O cara fez uma cara de incredulidade, mas aceitou o pouco dinheiro que tinha.

O “primeiro mototáxi de São Bernardo” era habilidoso e consegui chegar lá primeiro do que muitos outros colegas, que ainda procuravam lugar para estacionar.

A multidão já se formava na porta da sala onde aguardavam Lula. Ele entrou e a multidão de fotógrafos tentou entrar atrás. Vi fotógrafa Cibele Aragão no emaranhado e a puxei para dentro enquanto me acotovelava com um cinegrafista da Rede Globo que insistia em dizer “primeiro a televisão”. Claro que ninguém deu bola para ele.

Lula votou, posou para as fotos colocando o voto na urna (ainda não eletrônica), beijou a cédula, depositando ali, mais do que um voto, depositou ali o voto de confiança na democracia – hoje tão abalada pelo golpe.

Lembrei dessa história remexendo no baú de fotos antigas. Encontrei as que tirei dele naquela sala lotada, em 15 de novembro de 1989. Encontrei, também, duas da Cibele, que reproduzo aqui.

Salve, Lula, guerreiro da democracia!  

Nenhum comentário: