quinta-feira, 8 de março de 2018

BAZAR DE SOLIDARIEDADE A JORNALISTAS EM GREVE EM CAMPINAS




A greve dos jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), de Campinas, completou 23 dias na quinta-feira (7.mar.2018), e segue o protesto dos trabalhadores e trabalhadoras porque os salários continuam em aberto desde dezembro passado.
Para arrecadar dinheiro ao fundo de greve e contribuir com o pagamento emergencial dos jornalistas da rede, os grevistas realizam o “Bazar da Amizade” nesta quinta (8) e sexta-feira (9), das 11h às 19h, e no sábado (10), das 9h às 13h, na Associação Campineira de Imprensa, na Rua Barreto Leme nº 1479, no centro de Campinas. 
Roupas, sapatos, acessórios, livros e diversos outros artigos doados em ótimo estado estarão à venda com preços simbólicos, e serão aceitos pagamentos com cartão de crédito. A gestão dos recursos arrecadados é feita pelos próprios jornalistas.
Além dos salários de dezembro, janeiro e fevereiro, a RAC deve aos trabalhadores seis meses de vales refeição e alimentação, o 13º de 2017 e o pagamento do adicional de um terço aos que saíram em férias nos últimos dois anos.
Apesar da dívida e dos frequentes atrasos de pagamentos enfrentados pelos jornalistas desde 2015, em audiência no último dia 28 de fevereiro, perante o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15-Campinas), a proposta da empresa foi somente pagar o vale alimentação devido até 9 de março e, ainda, que os grevistas voltassem ao trabalho para aguardar outra negociação em 30 dias.
A proposta foi prontamente rechaçada pelos profissionais, que seguem de braços cruzados aguardando o julgamento do dissídio em data ainda não definida pelo TRT15-Campinas.
A RAC é responsável pelos jornais Correio Popular, Gazeta de Piracicaba, pelas revistas Metrópole e VCP News, e pelo portal RAC.com, entre outras mídias.  
O “Bazar da Amizade” é uma iniciativa organizada pelos grevistas, com apoio da Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: