quarta-feira, 30 de março de 2016

PREFEITURA DE SP LANÇA 20 NOVAS SALAS DE CINEMA NA PERIFERIA E CENTRO




Segundo levantamento da pesquisa Hábitos Culturais dos Paulistas: Cultura em SP, de 2014, da empresa J.Leiva, 10% da população paulistana nunca foi ao cinema. Nas classes D e E o o percentual sobe para 30% de moradores paulistanos que nunca na vida assistiram um filme em uma sala de cinema.

Além da distância, o preço do ingresso e o transporte são fatores que dificultam o acesso de grande parcela de paulistanos, especialmente na periferia da cidade. Para buscar minimizar esse apartheid cultural, a Prefeitura de São Paulo inaugura, até junho, 20 salas de cinema e um pacote variado de filmes, com estreias internacionais, produções históricas e recentes da cinematografia brasileira. O projeto faz parte do Circuito Spcine de Cinema, que será inaugurado dia 30 de março, em cerimônia no CEU Butantã, a partir das 18h.

Conforme informação da Secretaria de Cultura do Município, com a instalação completa das salas, a programação contará com 200 sessões semanais e expectativa de 960 mil espectadores por ano. Entre os espaços estão o Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Biblioteca Pública Roberto Santos, além de 15 CEUs (Centros Educacionais Unificados). Nos centros culturais, o preço do bilhete varia de R$ 4,00 a R$ 8,00; nos CEUs, será gratuito.


“Será o maior circuito público de salas de cinema do Brasil. Desejamos incluir as pessoas nessa experiência, formar público, garantir o direito cultural. A experiência de ir ao cinema é fundamental no mundo de hoje. Por mais incrível que possa parecer, São Paulo é uma cidade onde muitas pessoas nunca foram ao cinema. Haverá uma programação com diversidade de gêneros, público e linguagens”, afirma Alfredo Manevy, diretor-presidente da Spcine.

Para o secretário Nabil Bonduki, “é uma grande conquista da cidade de São Paulo e de todo o setor audiovisual, que ampliará seu parque exibidor, atendendo uma população que anseia por este contato com o cinema, mas que não tem acesso."

Confira os locais e datas de inauguração, segundo programação da Spcine

LOCAL             DATA DA INAUGURAÇÃO OFICIAL
CEU Butantã    30 de março
CEU Meninos    30 de março
CEU Jaçanã                13 de abril
CEU Quintal do Sol    17 de abril
CEU São Rafael    20 de abril
CEU Três Lagos    24 de abril
CEU Aricanduva    27 de abril
CEU Caminho do Mar    1º de maio
CEU Jambeiro    4 de maio
CEU Vila Atlântica    8 de maio
Cine Olido    11 de maio
CEU Perus    12 de maio
CEU Paz    15 de maio
CEU Parque Veredas    18 de maio
CEU Feitiço da Vila    19 de maio
CEU Vila do Sol    22 de maio
Biblioteca Roberto Santos    25 de maio
CCSP – Sala Lima Barreto    26 de maio
CCSP – Paulo Emílio    26 de maio
CFC Cidade Tiradentes    29 de maio

Nenhum comentário: