terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resposta a um email

Recebi de diversas pessoas um email que pede para refletir o porquê de diversas "personalidades" irem a público pedir para não votar em Dilma. Nessa mensagem são citadas pessoas como Marília Gabriela, Gilberto Gil, Heloisa Helena, Arnaldo Jabor, Caetano Veloso entre outros.
Há traços comuns entre os remetentes: todos os emails que recebi são de paulistanos classe média, média alta, brancos, bem empregados, com seus automóveis novos e cabeças antigas. Resolvi comentar o email:
"PERSONALIDADES"
Gilberto Gil declarou voto em Marina, nunca disse para não votarem em Dilma; são coisas muito diferentes para quem conhece um pouco a sutileza da semântica; Heolisa Helena saiu do PT porque queria ser candidata em Alagoas e o partido escolheu outra pessoa, as "divergências" foram carreiristas, não políticas, tanto que brigou com Plínio de Arruda porque queria ser ela a candidata à Presidência, e não fez campanha para seu próprio candidato. Quem pensa unicamente no próprio umbigo não é boa conselheira.
Marina saiu do governo por desentendimentos com o setor desenvolvimentista do governo; e foi picada pela mosca verde de se lançar candidata; é um direito dela.
Caetano Veloso, ah! aquele que diz que Bin Laden é lindo e votou no finado ACM na Bahia?!! Há muito tempo só a imprensa leva em conta o que ele diz.
Ciro Gomes, ao contrário do que diz o email, apoia Dilma.
Assim como Joelmir Beting podemos citar dúzias de renomados jornalistas e pensadores que pedem para não votar em Serra, como Heródoto Barbero, Mino Carta, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Emir Sader etc. etc.
Arnaldo Jabor é o ícone do reacionarismo e preconceito de classe, é natural que conservadores se coloquem ao lado de Serra. Em reunião/festa que participou em Brasília junto com a cúpula do PSDB no início da campanha, disse em alto e bom tom que se o PSDB perdesse novamente, o Brasil se tornaria um grande Nordeste. Opiniões reacionárias como essa não valem um vale transporte usado.
Marília Gabriela foi bem recompensada pelas suas declarações, ganhou um empreginho (muito bem remunerado) na TV Cultura, no lugar que era deHeródoto Barbero, que foi demitido após questionar Serra sobre os pedágios (se tiver curiosidade, procure no youtube)
IGREJA
Parte da CNBB e pastores evangélicos são contra a candidatura Dilma porque ela teve coragem de tocar no tema do aborto, questão de saúde pública e que mata muitas mulheres pobres, porque as ricas do Jardim América fazem aborto em clínicas no exterior. Se for por aí, vamos ser contra o uso de camisinha, ser contra a pílula do dia seguinte etc.
CORRUPÇÃO
Quem é aliado do DEM, quem é sócio de Daniel Dantas, quem promoveu o maior roubo da história do país com a privatização das teles, quem doou a Vale do Rio Doce, quem pagou R$ 200 mil para cada deputado votar na reeleição do Fernando Henrique não tem moral para falar de ética e honestidade. Há muitos mais corruptos e corruptores no ninho tucano do que nas pontas da estrela.
Sou a favor de que todos os casos de corrupção deste e de outros governos sejam apurados e os responsáveis paguem na cadeia. O sítio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (mcce.org) apresenta um ranking das cassações ocorridas por corrupção entre os anos 2000 e 2009. Políticos do PSDB e DEM respondem por 39,9% dos casos; 2,9% são do PT.
AS OPINIÕES QUE ME INTERESSAM
Opiniões que me interessam são de brasileiros como o marido de minha empregada, que conseguiu emprego após muito tempo no limbo por causa da política do psdb; me interessa ver crianças de 10, 12 anos sabendo ler e escrever e não com essa tal "aprovação automática" do governo do estado, que é uma fábrica de analfabetos. Mas isso é coisa de pobre, né, que não pode pagar escola particular e clubes de elite, então, saber ler e escrever para quê?
Mais do que algumas personalidades que comodamente arrotam opiniões (e têm direito a elas) me interessa os mais de 30 milhões que saíram da linha da miséria, os mais de 11 milhões que consiguiram emprego com carteira assinada.
VOTO EM DILMA SEM MEDO E SEM PRECONCEITO!

Um comentário:

Marbe disse...

Caso alguém não esteja lembrado, foi o Boris Casoy que, no final do ano desfez dos garis conforme veiculado na própria Band, pois esqueceram de cortar o "cara" falando asneira... teve que pedir desculpas em público sobre sua "gafe"... O problema é que está é, de fato, sua opinião (quem não se lembrar, basta acessar o youtube). Sendo assim, não passa de um reacionário intransigente e que não tem opinião "isenta" sobre as classes sociais e a política!!!!