quarta-feira, 28 de abril de 2010

A IMPRENSA NO ATAQUE





Imprensa entra com tudo na campanha tucana


Oficialmente, os candidatos à sucessão de Lula não podem fazer campanha. Mas a imprensa "pode", e faz isso da maneira descarada que lhe é peculiar.
Alguns exemplos recentes.

"Veja", a pior revista do Brasil, estampa Serra na capa, todo sorridente e bem maquiado, e a chamada "SERRA e o Brasil PÓS LULA. Assim mesmo, com "Serra" é "pós Lula" em destaque, na mesma cor, para quem ver na banca ler e associar imediatamente "serra pós lula". Sobre o conteúdo nem é necessário dizer, é aquele vômito de preconceitos de um lado e rapapés ao neoliberalismo de outro.
Terça, 27 de abril - Jornal Diário de São Paulo, nas páginas espelhadas 10 e 11, lado a lado, uma "matéria" dizendo que Serra aumentará investimentos, com a nada sutil linha fina (aquele texto que fica logo abaixo do título) "Como prefeito e governador, tucano buscou sempre reduzir custeio e aumentar capacidade do Estado investir". Qual o fato que motivou a matéria? Nenhum, simples propaganda. Na página ao lado, em letras mais robustas, matéria anunciava "outro erro de Dilma"...
Ainda na terça - Jornal Folha de S.Paulo - Os dois principais editoriais da página 2 descascavam a lenha na pré-candidata do PT. A emplumada Eliane Catenhede começa assim seu texto..."Enquanto a campanha de Dilma Roussef tenta dar ordem à bagunça..." e por aí vai.
Na tarde do mesmo dia - Jornal da rádio CBN. O reacionário da tarde, o apresentador Adalberto Pioto, faz um longo discurso dizendo que é bobagem essa coisa de um presidente como Lula transferir voto para a sua candidata, blá, blá, blá, e pergunta a seu entrevistado se ele acha que a população vai se deixar ser manipulada desse jeito. Detalhe, a entrevista era para falar sobre a reunião da executiva do PSB.
Esta é a nossa imprensa imparcial. Tão imparcial quanto a campanha da Rede Globo em comemoração a seus 45 anos, em cuja vinheta o número 45 aparece com grande destaque. Mas deve ser só coincidência, não é?
A imprensa comercial consevadora já escolheu seu lado e está em campanha há tempos.

Nenhum comentário: