sexta-feira, 16 de maio de 2008

Campinas contra a homofobia


O movimento GLTTB (Gays, Lésbicas, Transsexuais, Travestis e Bissexuais) de Campinas comemora pela primeira vez na cidade o Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia com uma manifestação no centro da cidade no próximo sábado (17). O Dia de Luta contra a Homofobia – 17 de maio – foi instituído pela lei municipal n° 13.285, de 8 de abril de 2008. O ato é organizado pelo Fórum GLTTB de Campinas - formado pelos grupos Identidade, Moleca, Nudu e E-Jovem - e conta com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SP - Regional Campinas.
O 17 de maio é um marco para o movimento GLTTB porque foi nesse dia, em 1990, que a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do rol de enfermidades. "Até então a homossexualidade era considerada doença ou perversão. A iniciativa da OMS reconheceu que a homossexualidade é um estado mental tão saudável quanto a heterossexualidade, e o dia se transformou em um dos mais importantes marcos para o avanço da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais", afirmam os organizadores.
Para o movimento GLTTB, "Campinas é uma cidade com um histórico de intolerância bastante significativo e por isso, neste primeiro 17 de Maio, vamos protestar contra os atos de violência que vêm ocorrendo na cidade, seja uma “simples” piada, um xingamento, um gesto intimidatório, uma agressão física ou até assassinato".
O Dia Municipal Contra a Homofobia acontece no Largo da Catedral, a partir das 10h do próximo sábado (17).
Mais informações pelos telefones 3201-6410, 9129-8404 ou 9226-3871, com Mary ou Cida

Nenhum comentário: