segunda-feira, 18 de junho de 2012

Arte na cidade: Sacilotto, de Santo André para o mundo

Até o dia 29 de julho (2012) fica em exposição na Caixa Cultural, da Praça da Sé (São Paulo) “Audácia Concreta”, colagens de Luiz Sacilotto, com curadoria de Fernanda Lopes. As obras sintetizam um pouco da trajetória desse artista, que tem no ABC paulista sua fonte primária de inspiração.

Nascido em Santo André, em 1924, Sacilotto cresceu pelas ruas da cidade e ali instalou seu ateliê-reisdência. Diplomado em 1943 em escola profissional, ingressou no ano seguinte na Hollerith do Brasil como desenhista e projetista de esquadrias metálicas, ao mesmo tempo que desenvolvia sua carreira artística. Nos anos 40 sua obra passou pela fase figurativista desenvolvendo-se para o concretismo. Em 1952 participou da exposição “Ruptura”, no MAM, além de seis bienais de São Paulo (em 1951, 53, 55, 57, 61 e 67), além de diversas exposições internacionais.
A repetição e os jogos ópticos são os pontos fundamentais para a construção da obra de Sacilotto, que se mantém ligada e relacionada aos meios de produção, marca de suas origens na região fabril do ABC.
Luiz Sacilotto faleceu dia 9 de fevereiro de 2003, deixando um grande acervo de desenhos, gravuras, guaches, esculturas, pinturas, obras públicas etc. Vale conferir seu trabalho.

Postar um comentário