quinta-feira, 7 de abril de 2016

Estagiária morre no dia do jornalista

Reproduzo a nota publicada pelo Sindicato dos Jornalistas, sobre a morte trágica da estagiária de jornalismo Laura Karan Jacob, ocorrida neste 7 de abril, data em que se comemora o dia do jornalista.




O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP),  com a Regional de São José do Rio Preto, lamenta profundamente a morte da estudante de jornalismo, Laura Karan Jacob (20 anos), ocorrida nesta quinta-feira (07), atropelada por um caminhão na rodovia BR-153 durante a cobertura de outro acidente que tinha acontecido horas antes. A estudante era estagiária do jornal local Diário da Região.
De acordo com informações da polícia, o motorista do caminhão, que estava carregado com cerca de 40 toneladas de farelo de soja, disse que não teve tempo de frear nem desviar da jovem, atingida enquanto atravessava a rodovia.
O Sindicato mais uma vez reforça que é contra o trabalho de estagiários para exercer a função de jornalista profissional, já que estagiários devem sempre estar acompanhados e sob supervisão de profissionais experientes, principalmente quando escalados para fazer trabalho de campo. Esse fato, infelizmente, é mais uma mostra da precarização imposta por alguns veículos de comunicação que exploram estagiários de forma equivocada.
A diretoria da Regional repudia a exploração de estudantes, lamenta a morte da futura profissional e alerta às redações que um trabalho de conscientização do papel do estagiário será feito futuramente. O SJSP continuará apurando as condições de mais uma morte provocada pela ganância, via precarização do trabalho dos jornalistas e da exploração de estagiários. Voltaremos ao assunto.

Regional São José do Rio Preto
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas 

Nenhum comentário: